Histórico

O Conhecimento em Luta deu seus primeiros passos em julho do ano de 2004, na Vila Nossa Senhora da Luz, CIC. Além da iniciativa dos idealizadores e de alguns moradores da comunidade, o curso contou com a força do Frei Pedrinho, que atuava na Vila Nossa Senhora da Luz. Através da integração do Frei com a comunidade, as aulas ganharam espaço no Colégio Estadual Alcyone M. C. Vellozo, onde ficou até maio de 2006, quando mudou a direção do colégio. A nova diretoria barrou as atividades do curso, impedindo a utilização desse espaço público. 

Até o final de 2006 as aulas se alternavam entre Colégio Prof.ª Dirce C. Amaral, na Vila Nossa Senhora da Luz, o Colégio Albert Schweitzer, e a Igreja Matriz. A necessidade de pegar ônibus e a incerteza do local das aulas fez muitos alunos ficarem pelo caminho, desistindo das aulas. Em 2007, através novamente do Frei Pedrinho, o curso ganhou mudou-se para Vila Verde, CIC, no Centro de Formação Popular Padre Jósimo Tavares. Neste período, o Centro Social Divina Providência também nos apoia, disponibilizando seu espaço para a exibição de filmes para os alunos. O almoço do sábado e os lanches são feitos na cozinha do Centro de Formação. 

Por falta de estrutura e de apoio da comunidade, em 2009, começamos nossa atividade no bairro Centenário, na Escola Municipal Irati, local onde estamos até hoje. Nesta escola contamos com o apoio da direção e também da comunidade. As aulas acontecem todos os sábados e domingos, das 9h às 17h.

O grupo Conhecimento em Luta tem hoje mais 30 colaboradores, entre professores e equipe de organização. Dessa equipe, muitos são ex-alunos, que depois de chegarem à universidade, agora dão continuidade ao projeto. Os gastos com alimentação e com as apostilas para os alunos que não tem possibilidade de comprá-las são mantidos com um fundo doado por um grupo de médicos, e entre eles está um dos professores do curso. 


Nosso maior objetivo é: despertar o cidadão, usando o conhecimento como ferramenta, para a consciência crítica e a participação na comunidade.         


Nenhum comentário:

Postar um comentário